
Como comecei
Sou a Dra. Sabrina Perpétuo do Nascimento, licenciada em Odontologia em 2002 pela Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes, São Paulo/Brasil, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares pelo Brasil, KOL( Key Opinion Leader – Líder de Opinião) e Speaker para Dentsply Sirona SureSmile.
“Quanto mais atualizado estiveres e mais conhecimentos tiveres, mais capacitado estarás para trabalhar eficientemente. Ao tornares-te um profissional mais qualificado, também poupas tempo e tornas-te muito mais produtivo. Ficar na zona de conforto, não estudar e qualificar, pode fazer com que se perca oportunidades incríveis.”
Mesmo antes de me formar, pude ter a experiência com professores incríveis, onde podia absorver todo o conhecimento e experiência para aplicar na minha prática clínica. Trabalhei em várias clínicas como dentista geral, onde aprendi que antes de ser ortodontista, sou dentista, e tenho sempre de olhar para o paciente como um todo.
Peço sempre muito de mim, e a minha maior concorrente sou eu mesma. A minha maior ambição é poder oferecer tratamentos excelentes e modernos aos meus pacientes, tornando a consulta ortodôntica o mais confortável e previsível, transmitindo confiança e segurança no tratamento proposto.
Todos os pacientes que atendo são especiais à sua maneira, e por ser um tratamento longo, acabo tornando-me parte da vida dos meus pacientes, onde participo de casamentos, gravidezes, nascimentos, festas, fim de relacionamentos, transformações, auto estima, entre outros. Nas semana antes do Natal do ano passado, fiquei emocionada com o testemunho de uma paciente, onde ela me agradeceu por a ajudar a voltar a sorrir, e me ofereceu um caixa de chocolate com o dizer “MERCI”. Devolver o sorriso e a qualidade de vida dos meus pacientes sem dúvida é o que mais me toca.
Ainda na faculdade participei do Projeto Rumo, onde auxiliavamos jovens apredizes a saber que profissão queria seguir, e foi uma experência única, orientar e mostrar um pouco do que aprendiamos na faculdade para crianças e adolescentes, onde com olhares atentos, prestavam atenção em tudo que falávamos.
Falo muito com os meus pacientes, e deixo-os sempre bem à vontade para poder adquirir toda a sua informação e a sua perspetiva acerca do tratamento. Posso dizer que quase todos os meus pacientes deixam a consulta muito confortáveis e isso faz-me ter um sentimento de missão cumprida.
Na Ortodontia, temos o “domínio” feminino, apesar de sermos a maioria, ainda precisamos de mais oradoras em congressos, palavras da Dra. Marisa Zenha, que concordo plenamente. Este é um panorama que também gostava de mudar, e contribuo para esta transformação.
A minha força
Quando chegámos a Portugal, muitos eram os obstáculos a ultrapassar, mas o sucesso de um projeto depende do empenho de cada um dos membros de uma equipa, e, porque formamos uma equipa e tanto, eu, o meu marido Richard e o meu filho Benício (ainda não tínhamos a nossa pipoquinha Martina) todos demonstrámos uma grande determinação e espírito de equipa. O meu marido foi um jogador-chave nesta viagem, sem o seu apoio emocional e confiança em mim, nada disto seria possível, ele é a minha fundação, o meu pilar, a minha força.

“Sem sacrifício e trabalho duro nada se consegue. O caminho pode ter sido difícil, às vezes até demais, mas eu soube manter a confiança e nunca desistir ou afastar os olhos da minha meta.”
Parceiros
