Muitos pacientes chegam à consulta para colocar aparelho, seja convencional, autoligável ou aparelho invisível e fazem-me uma pergunta clássica: “- Doutora vou precisar de tirar os dentes do siso?”
Como diz um professor que adoro e sobre quem leio muitos artigos sobre a Medicina Dentária (Odontologia no Brasil) atual, Professor Alberto Consolaro:
“- QUEM TEM JUÍZO, TIRA O DENTE DO SISO!!”
Os dentes do siso começam a causar problemas a partir da idade adulta, ou como diz o professor, quando começamos a ter juízo. Às vezes fico a pensar se ter juízo é mesmo uma coisa boa! Juízo e siso andam juntos, e, os quatro terceiros molares completam a formação da nossa arcada dentária e tentam irromper na boca a partir da adolescência.
Mas será que precisa realmente de tirar o dente do siso?
Eu respondo: sim, são muitos os problemas e indicações para remover (extrair) os terceiros molares (sisos).
Os terceiros molares que não atingem a oclusão com o seu antagonista (aqueles que ficam na gengiva, ou que nascem deitados) representam a grande maioria. E, estes dentes, mais cedo ou mais tarde, tendem a dar chatices para os pacientes. Até dar problemas eles ficam quietos, por baixo da gengiva e dentro do osso.

Quais seriam estes problemas?
Concluíndo, vale mais tirar os seus dentes do siso ou terceiros molares “não irrompidos”, do que eles darem problema, porque eles são como uma bomba relógio, não chega a matar, mas incomoda e pode te levar para uma emergência!
Cuide-se e remova-os antes que isso aconteça!
O medo não compensa o risco!