Poder ter mais uma escolha entre os aparelhos ortodônticos muda tudo. O aparelho invisível, a última novidade do mercado quando se fala sobre o assunto, promete corrigir os dentes em menos tempo, com muito menos dores e com um bónus (e tanto!) estético: é facilmente removível e transparente, o que disfarça o tratamento e dá fim à ideia do passado de sorriso metálico.
Para acabar com todas as dúvidas e desmistificar aquelas coisas que dizem baseadas em achismos, selecionamos uma porção de questões para analisar. Afinal, o que é mito e o que é verdade sobre o aparelho invisível?
É necessário fazer uma visita ao ortodontista a cada 15 dias
Mito! A frequência de consultas para acompanhamento do tratamento ocorre a cada 1 mês e meio a 2 meses, sendo que, a cada 10 a 14 dias, o paciente realiza a troca de aparelhos sozinho, no conforto de seu lar.
Além de causar dor, o aparelho invisível atrapalha a fala durante semanas
Não há limite de idade para usar o aparelho invisível
Verdade! Ortodontistas indicam que se espere até uma idade mínima de 6 anos para que os dentes de leite sejam substituídos pelos dentes permanentes e todos tenham tempo para se ajeitar – ou mostrar que não há espaço suficiente, por exemplo.
A partir daí, todas as pessoas podem utilizar o aparelho invisível e obter um sorriso agradável de forma quase impercetível.
Há um total de zero restrições sobre alimentos que podem ser ingeridos durante o tratamento
Verdade! O aparelho invisível deve ser removido para ingerir alimentos e bebidas e também realizar uma escovação completa.
Com isso, qualquer item pode fazer parte do seu consumo diário, desde que, (não se esqueça!), as placas estejam fora da boca.
O valor do tratamento com aparelho invisível é mais caro
Mito! Calma. Como diria Chapolin, “não criemos pânico!” O valor requer algum planeamento financeiro, mas não é nada de outro mundo.
Além disso, durante a consulta de avaliação, o valor já é informado e inclui todas as consultas de acompanhamento, kit ortodôntico – case, primeiras placas e um mordedor de borracha indicado para encaixar os aparelhos -, contenção e caso opte poderá ter o branqueamento inclusivo.
A duração do tratamento dura, em média, 12 meses
Verdade! Claro que isso vai depender da avaliação isolada do seu caso, mas, geralmente, casos simples como diastema -aquele espacinho entre os dentes- levam seis meses, enquanto complicações como dentes apinhados podem precisar de mais tempo, como 12 meses.
Lembre-se: muitas vezes, as pessoas dizem coisas baseadas em achismos e isso acaba a influenciar as nossas decisões. Pesquise o método, conheça o tratamento, faça a sua avaliação e, então, reflita sobre a sua vontade, expectativas e escolha.

O que são os Aparelhos transparentes SureSmile®?
Os aparelhos transparentes SureSmile® são placas termoplásticas removíveis produzidas por tecnologia CAD/CAM.
Através delas, é possível realizar os movimentos ortodônticos necessários de forma precisa, em cada dente, garantindo um tratamento mais rápido, estético e confortável do que os tradicionais brackets de aço inoxidável.
Como é que o Tratamento SureSmile® irá corrigir os meus dentes?
O ortodontista criará um plano de tratamento digital exclusivo, que descreve os movimentos exatos que precisam de ser realizados por cada dente.
Os aparelhos transparentes SureSmile® são projetados para aplicar uma quantidade precisa de força no local correto do dente, tornando o tratamento muito mais rápido pela precisão que a tecnologia 3D oferece.
Os movimentos avançam na troca de cada novo aparelho, realizada a cada 10 a 14 dias, pelo próprio paciente. O ortodontista acompanhará periodicamente o processo no intuito de monitorizar o progresso e garantir que os dentes cheguem na posição planeada.
Quanto Custa o tratamento SureSmile®?
O preço do seu tratamento depende da complexidade do seu caso, e será informado na sua videoconferência ou na consulta presencial.
Dúvidas esclarecidas, que tal agora alcançar o sorriso que você sempre quis? Agende uma videoconferência. Esperamos por si!