Existem muito mitos à volta dos cuidados com a saúde oral durante a gravidez. As grávidas podem usar aparelho, porém, nessa fase, há alterações hormonais que podem causar alterações nas gengivas e na saliva.
A gengivite gravídica – inflamação da gengiva – seria o problema mais frequente para a grávida, que precisaria de redobrar os cuidados com a limpeza diária, com uso do fio dental, uso de escova e complementos com enxaguatórios orais, recomendados pelo dentista para este período tão especial da gravidez.
A grávida deve usar todos os recursos disponíveis para manter a saúde bucal. Existem materiais de higiene oral específicos para quem usa aparelhos ortodônticos, por exemplo, escovas interdentais, fios dentais ortodônticos e alguns modelos de passa fio dental.
Além dos cuidados em casa, as grávidas que usam aparelho ortodôntico devem aumentar a frequência de consultas ao dentista.
“É preciso fazer manutenção preventiva, limpeza ou profilaxia dos dentes, remoção de tártaro e tratamento de possíveis lesões de cárie.”
É importante que se esteja atento para o pré-natal oral e receba informações e orientações prévias.