Tirar o aparelho dentário não significa que o tratamento terminou. É muito comum ver diversas pessoas com o famoso sorriso metálico ou invisível. O aparelho dentário ou aparelho invisível são dispositivos que resolvem diversos problemas de saúde oral, e mesmo assim o assunto ainda é cercado por diferentes dúvidas.
Um exemplo destas dúvidas é sobre o uso de contenção após retirar o aparelho. Toda a gente precisa de utilizar?
Receber a notícia que acabou o tratamento dentário é sinónimo de animação para grande parte dos pacientes. No entanto, isso não quer dizer que o tratamento tenha chegado ao fim.
Os pacientes devem usar aparelhos de contenção e ser controlados periodicamente, sendo que as visitas ao consultório passam a ser menos frequentes em comparação à época do aparelho. Geralmente, uma grande mudança acontece após dois anos da remoção, mas seguindo os cuidados a hipótese de regressão é pequena.
Todos os pacientes precisam de usar contenção após o aparelho dentário?
Os cuidados com a sua saúde oral não terminam com a remoção do aparelho dentário. Assim como explicado acima, a etapa seguinte do tratamento consiste no uso de uma contenção.
Esse item tem como objetivo manter os dentes na posição para que os resultados do aparelho sejam mantidos. Todos os pacientes precisam de usar algum tipo de contenção, seja fixa ou móvel, após o tratamento ortodôntico.
Num estudo publicado pelo British Dental Journal, sobre trabalhos científicos que acompanharam pessoas cinco anos após passarem pelo final do tratamento ortodôntico. “Os pacientes com sorrisos mais bonitos e estáveis a longo prazo eram aqueles que mantinham o uso dos aparelhos de contenção, independente do tipo de tratamento que tinham realizado”.

Conforme o passar dos anos e o envelhecimento do paciente, há diversas mudanças que já são esperadas, como a alteração da posição dos dentes. Apesar dessa movimentação inevitável, o uso da contenção garante a estabilidade do tratamento dentário após o aparelho ou alinhadores. Ela pode ser do tipo fixa ou móvel, que vai variar de acordo com o problema tratado.
Quanto mais exigente for a pessoa em relação ao seu sorriso, mais cuidadoso o profissional deve ser na indicação dos aparelhos de contenção. Por isso, aqueles que optam em não utilizar a contenção já podem esperar a movimento nos seus dentes, perdendo assim o resultado conquistado no tratamento.