Como funciona
Os tratamentos preventivo e ortopédico (este último também chamado de tratamento interceptativo) correspondem à primeira fase do tratamento ortodôntico, que são seguidas pelas etapas de correção e contenção.
Esse aparelho é utilizado para manter ou ampliar os espaços existentes entre os dentes de leite, de forma a permitir que os dentes permanentes possam ter um posicionamento mais adequado, prevenindo problemas futuros.
O aparelho removível é bastante utilizado em crianças e adolescentes na faixa de 6 a 14 anos para corrigir disfunções na mastigação e na fala, além de direcionar o desenvolvimento e crescimento dos ossos dos maxilares. Essa fase do tratamento costuma durar de 6 a 18 meses, dependendo das necessidades de cada paciente.
Em alguns casos, depois que todos os dentes permanentes tiverem nascido, pode ser necessário utilizar aparelhos fixos ou alinhadores como complementação do tratamento ortopédico com também um aparelho móvel como contenção.
Embora seja mais utilizada em crianças, a ortopedia funcional dos maxilares também pode ajudar os adultos em disfunções relacionadas à musculatura e aos problemas posturais. São exemplos de problemas tratados em adultos: bruxismo e briquismo (apertar e ranger dos dentes, sobretudo durante o sono), dores faciais, apneia do sono, zumbido no ouvido, dores de cabeça, etc.
Saiba mais sobre o tratamento preventivo e ortopédico na sua consulta!
Aparelhos usados na ortodontia preventiva
São aparelhos usados na ortodontia preventiva para preservar o espaço no arco dentário deixado pela perda precoce de um ou mais dentes decíduos.
É um mantenedor de espaço fixo, indicado quando o espaço a ser mantido não for muito extenso, com apenas um dente de suporte. São utilizados em casos de perda precoce de primeiros e segundos molares decíduos.

Este aparelho está apropriado em caso de ausência do primeiro molar decíduo, tanto superior como inferior, quando a coroa do dente pilar necessita de reconstrução extensa ou o dente apresenta tratamento pulpar (devitalização), existindo a indicação de coroa metálica no mesmo.

O Botão de Nance ou Barra Transpalatina é um mantenedor fixo, utilizado para perdas dentárias múltiplas e/ou bilaterais de elementos decíduos. Ele preserva o espaço deixado pela perda precoce de mais um dente decíduo, ou preserva o espaço livre de Nance disponível no final da dentição mista.


É um dispositivo indicado para perdas precoces anteriores e/ou posteriores, uni ou bilaterais. Esse tipo de aparelho precisa ser realizado para pacientes colaboradores, uma vez que o sucesso do procedimento só será cumprido com a colaboração do mesmo.

Aparelhos usados na ortodontia interceptiva
Tem a finalidade de efetuar o descruzamento unitário dos dentes, através de movimentos no sentido vestíbulo lingual.

A placa de Hawley com torno expansor está indicada para o aumento transversal da arcada dental, protrusão dos incisivos e correção das mordidas cruzadas anterior e posterior.

A Grade Palatina ou Lingual (Removível ou Fixa) são aparelhos usados para remoção de hábitos bucais deletérios, como a sucção, interposição da língua, consequentemente mordida aberta anterior.


A Placa Labial Ativa (PLA) ou Lip Bumber consiste em impedir o pressionamento incorreto do lábio durante a deglutição, além de liberar a tonicidade tanto do lábio como do músculo do mento. Na ortodontia interceptadora a PLA também pode ser usada como recuperador de espaço dos primeiros molares inferiores permanentes quando estes se inclinam para mesial.

Os Disjuntores (Hyrax/Haas/MacNamara) são aparelhos ortopédicos utilizados para realizar o afastamento da sutura médio palatina, expandindo muito rapidamente e o espaço criado na linha mediana fecha com a reposição de osso. Deve-se optar pela expansão rápida da maxila, para atresias esqueléticas.




Consiste no avanço contínuo da mandíbula, induzindo um potencial máximo de crescimento da mandíbula, ocorrendo uma remodelação.

Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento dos maxilares e músculos da face. Eles auxiliam na fonética, na mastigação, e servem como um guia para manter um espaço apropriado para os dentes que os substituirão.
Além desses fatores, os dentes de leite contribuem para a estética da criança resultando em um sorriso bonito e saudável.